02 novembro 2012

ENTREI NO CAFÉ COM UM RIO NA ALGIBEIRA




Entrei no café com um rio na algibeira
e pu-lo no chão,
a vê-lo correr
da imaginação...

A seguir, tirei do bolso do colete
nuvens e estrelas
e estendi um tapete
de flores
a concebê-las.

Depois, encostado à mesa,
tirei da boca um pássaro a cantar
e enfeitei com ele a Natureza
das árvores em torno
a cheirarem ao luar
que eu imagino.

E agora aqui estou a ouvir
A melodia sem contorno
Deste acaso de existir
-onde só procuro a Beleza
para me iludir
dum destino


**


Chove...
Mas isso que importa!,
se estou aqui abrigado nesta porta
a ouvir a chuva que cai do céu
uma melodia de silêncio
que ninguém mais ouve
senão eu?

Chove...

Mas é do destino
de quem ama
ouvir um violino
até na lama.

José Gomes Ferreira
[1900-1985]






11 comentários:

  1. Respostas
    1. o nosso grande "Zé Gomes" :)
      é um homem encantador.
      continuará eternamente entre nós...
      beijo, Eufrázio.

      Eliminar
  2. valha-me Deus... em bom momento te vim visitar...!!

    tenho Poesia Grande do também Grande José Gomes Ferreira. e que vou eu dizer do seu poema...?? nada, porque o meu nada quer dizer muito como "quem ama ouvir um violino...". seja ele na lama ou em qualquer outro lugar e nisso... Vanessa Mae é cúmplice...!!

    Obrigado por este momento que aqui passei. mas não sem antes pedir permissão para levar este violino e deixá-lo cantar (como fundo) no meu "palco".

    bj...nho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sérgio, é claro que podes levar.
      o vídeo está no youtube, é público, não é meu, é de todos...
      também os poemas não são meus, são do "mundo", apesar de que os que são de poetas amigos pedi licença para os publicar.
      grata pela tua presença.

      beijinho

      Eliminar
  3. Uma linda selecção de poemas, como já me habituei a encontrar quando venho aqui...!
    Gostei de ouvir os violinos, o da Vanessa Mae e os do poema!

    Beijos, bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. pois, também gosto da Vanessa Mae, acho-a fantástica com o violino.
      e gosto da sua vivacidade e alegria :)
      quanto ao nosso poeta, acho-o fabuloso :))

      beijo, bom fim de semana.

      Eliminar
  4. PEÇO DESCULPA A QUEM NÃO CONSEGUIU ABRIR O VIDEO DA VANESSA MAE, TALVEZ SE DEVA AO FACTO DE NÃO ESTAR PERMITIDA A INCORPORAÇÃO DO MESMO.
    ACHEI POR BEM SUBSTITUÍ-LO POR OUTRO.
    FIQUEMOS ENTÃO COM DAVID GARRETT :))

    BEIJO E ABRAÇO A TODOS!

    ResponderEliminar
  5. Lindo poema Vento ogrigado pe la visita um beijo grande Morris

    ResponderEliminar
  6. Gosto imenso de José Gomes Ferreira mas, este poema não conhecia e é tão bonito! tens um olho clínico incrível para estas descobertas, ou será bom gosto? talvez as duas coisas...
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. não sei como te explicar, Lilá(s), vou tentar :))

      - queria ter em casa uma biblioteca gigante, ter à mão de semear o alimento líquido da poesia completa dos poetas que eu amo. é verdade sim, há poetas que eu amo e que alimentam a minha sofrega fome e sede de arte, beleza e sentimento.
      como não posso ter essa biblioteca (tenho uma pequenina, com gente Grande, mas onde me faltam muitas letras de Gente que me é muito importante e eu sei que vou resgatá-las um dia, sei que vou, numa gaveta especial), dizia eu, como não posso tê-la, agarro nas minha noites de insónia e caminho devagar pela inquietante (mas não suficiente) internet de tesouros dos tesouros..., nem sempre encontro o que procuro, mas quando encontro as letras que me saltitam pelos olhos e pela pele, não lhes resisto...
      não sei se pode chamar-se de bom gosto, para mim é para além de tudo uma questão de "sentir" :))
      às vezes, olho o rosto das pessoas, os olhos brilhantes, a chuva pelas rugas do rosto, um certo ar de doçura, e é o que me chama logo à partida :))

      obrigada Lilá(s), pelo teu carinho.
      beijo


      Eliminar