18 setembro 2014

ENTARDECER





O cinza-prata do amanhecer misturava-se nos tons lilás das árvores da avenida ainda silenciosa e conferindo-lhe um certo ar de misteriosa melancolia, gémea deste sentir instalado no meu peito.

Doce serenidade que desde cedo aprendi a roubar da natureza, o único alimento perfeito desta minha ânsia de paz e harmonia. E no raiar desta madrugada, acode-me a imensa vontade de um enorme saber!...

… O sonho, companheiro fiel de todos os segundos da minha vida real, aquela que vivo de olhos acordados, transporta-me ao encantador cenário do entardecer, quando preguiçoso e sensual o Sol me convida a repousar com ele no leito vermelho e dourado, lá longe, no horizonte!...

Queria tanto saber dizer deste meu entardecer, de como o sinto dentro de mim, igual ao encanto brilhante do declinar do dia!... De como pode ser doce e sereno o encontro no nosso escondido EU com o acordar da madrugada!... Queria sim, mas não sei!... Dizer dos sonhos em que me recosto e também vivo, largados escondidos nas nervuras das nuvens, e de como me lavam a alma quando de tão gordas explodem em gotículas de chuva fresca e reparadora!...

São os sonhos também verdades de mim, que eu escrevo nas folhas verdes da vida, que afago com os dedos nas letras que escrevo, os olhos que procuram outros olhos, os lábios que sopram segredos, o sangue que pulsa de desejos, a alma onde escondo o poema que me és!...

Mas… saber entardecer feliz é o exercício mais difícil da Escola da Vida, não se estuda nos livros, é uma sabedoria que se adquire dentro da alma, é uma lição a praticar na caminhada difícil do viver! O entardecer de alguns só se torna difícil pela dificuldade que os outros têm de o entender como parte integrante da vida, de o aceitar como um processo natural e belo do Universo, perceber que a vida é muito curta e pode ser muito bonita, nas suas coisas pequenas e simples, que é feita de muitos dias, e cada um deles tem que ser vivido no presente, até ao último!...

Não será fácil entardecer feliz, 
enquanto os idosos comuns não forem considerados idosos,
simplesmente isso:
IDOSOS...!



07-06-2009
Maria Santos Ferreira







6 comentários:

  1. Basta entender que o entardecer faz parte de um ciclo natural de transição do dia para a noite e aceitar que uma hora a noite chega, com serenidade ou repentinamente para os desatentos.Mas nada apaga os encantos de cada momento.

    ResponderEliminar
  2. Querida amiga

    Às vezes as palavras
    se escondem em nossas vidas.
    Então,
    saímos em busca de inspiração
    nos lugares onde a amizade
    se faz preciosa,
    (lugares como este)
    pois são os amigos
    que guardam as melhores
    palavras de nossa vida,
    para nos devolver e inspirar
    quando estivermos distantes
    de nós mesmos...

    Obrigado por sua generosa amizade...

    ResponderEliminar
  3. O entardecer tem uma ternura única, mas temos tendência a projetar sempre mais além.

    A noite pode brilhar com suas estrelas sedutoras.


    Um belo texto para pensar.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. A vida é bela, mas é curta. Daí temos que aproveita-la o máximo. Baseado nisso, escrevi a baboseira abaixo:

    O HOJE É MAIS SEGURO

    O ontem de hoje não retorna, é passado,
    O amanhã de hoje é incerto, é futuro.
    Prefiro o ontem do amanhã, presente e sagrado,
    Que é o hoje, não passou nem é escuro.
    O passado passou e o futuro é ignorado,
    Viver a felicidade do hoje é mais seguro.

    Beijos e uma ótima semana para ti e para os teus.

    Furtado.


    ResponderEliminar
  5. Existe uma série "Derek" que trata dos idosos num lar especial onde verdadeiramente são uma família... Existem as parteiras e existem aquele lugar onde a missão é ajudar a partir com amor e qualidade... esta questão do entardecer da vida devia ser muito bonita, mesmo que nos deixe (e deixa) inexoravelmente tristes e solitários, mas é uma condição nobre que deve ser passada de uma forma mesmo muito bela e harmoniosa... E claro que enquanto não integrarmos os idosos no nosso viver em sociedade com a dignidade e respeito que merecem, não seremos uma sociedade sã...

    Este post está muito poético quando fala do entardecer também na primeira pessoa, da forma tão pessoal e bela e tranquila e pacificadora com que as palavras escorreram aqui...

    Obrigado por isso...

    beijo amigo

    ResponderEliminar
  6. O entardecer da vida pode chegar suavemente sem dificuldades de maior, ou vir de uma forma bem complicada.
    Na minha familia tenho 2 situações bem distintas, a minha sogra e a minha mãe, ambas senhoras na casa dos 80 anos. A minha sogra é uma pessoa com saúde, faz a sua vida completamente sózinha e ainda a semana passada foi passear até Marrocos, esse é o entardecer de vida que todos desejamos. Infelizmente, quando falta a saúde é muito complicado, que é o caso da minha mãe, assim, o seu entardecer tem sido muito triste e bem dificil.
    Como não sabemos que entardecer nos está destinado, o melhor é viver bem intensamente cada bom momento presente.
    Beijinhos
    Maria



    Quando na reta final, começa a faltar de tudo um pouco, o entardecer torna-se cinzento e triste.

    ResponderEliminar